Autoavaliação do Agrupamento 2024/2025
O Agrupamento iniciou neste ano letivo, um novo ciclo de autoavaliação através do modelo CAF (Common Assessment Framework para a Educação), assente nos diversos processos de autoavaliação anteriores e na sua ciclicidade. Desde a formação do Agrupamento em 2012/2013, resultante da agregação do Agrupamento de Escolas de Rio de Mouro e da Escola Secundária de Leal da Câmara, foram realizados dois diagnósticos CAF (2013/2014 e 2016/2017) e um Observatório Pedagógico (2019/2020). Estes processos deram origem a dois Planos de Ação de Melhoria e um Instrumento de Reflexão sobre os resultados obtidos. Além disso, os Planos Plurianuais de Melhoria TEIP (2018/2021 e 2023/2024) têm sido anualmente monitorizados e ajustados para assegurar uma melhoria contínua.
Adicionalmente, é essencial conhecer os efeitos que diversos fatores tiveram no contexto educacional e social do nosso Agrupamento nos últimos anos. Destacamos, entre eles, os efeitos da pandemia, a implementação de normativos sobre educação inclusiva, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), o aumento de alunos com dificuldades de aprendizagem, os fluxos migratórios e a elevada mobilidade do pessoal docente e não docente, entre outros.
Assim, através da aplicação de questionários em março de 2025, dirigidos a docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação, será possível identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, contribuindo para o desenvolvimento da nossa Escola.
Para saber mais sobre este processo, deixamos o link para a consulta do Planeamento Estratégico.
A equipa de autoavaliação agradece a colaboração e a participação da Comunidade Educativa em todos estes processos!
Gabinete de Avaliação de Escola (GAE)
O Gabinete de Avaliação de Escola (GAE) tem como principal objetivo implementar o uso sistemático de dispositivos de autoavaliação, não só com a finalidade de proporcionar aos diferentes órgãos de administração e gestão a definição de políticas e práticas educativas, mas também como estratégia para aferir a qualidade educativa. Para saber mais, consultar o Regulamento Interno do Agrupamento (Capítulo IV-E.1 – Estruturas de Apoio à Direção e Gestão)
Autoavaliação do Agrupamento 2017
O Diagnóstico Organizacional (autoavaliação) é um meio de aprendizagem organizativa, que envolve um trabalho coletivo dos diferentes elementos da comunidade educativa e tem como principal finalidade a melhoria da Escola através da identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria.
No âmbito das práticas de autoavaliação e avaliação externa, o Agrupamento de Escolas Leal da Câmara (AELC) realizou o seu 1.º Diagnóstico no ano letivo de 2013/2014, tendo sido implementado o consequente Plano de Ações de Melhoria nos anos letivos de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017. Assim, no que respeita ao caráter cíclico dos processos de autoavaliação, deu-se início a um novo ciclo de autoavaliação em 2016/2017, processo este novamente assente no Modelo CAF.
Terminada a primeira etapa do Projeto de Autoavaliação do AELC 2016/2017, que decorreu até setembro de 2017, é tempo de apresentar os Resultados de Autoavaliação e das Ações de Melhoria ao Conselho Geral e à Comunidade Escolar. Nesse sentido, já poderão consultar o Relatório de Autoavaliação do AELC 2016/2017 , o Plano de Ação e Melhoria 2017/2019 e o PPM TEIP 2018/2021.
A equipa de autoavaliação agradece a colaboração e a participação da Comunidade em todos estes processos.
Observatório Pedagógico 2020
Dando continuidade aos processos de Autoavaliação/Avaliação Interna, o Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, realizará o Observatório Pedagógico entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2020.
O Observatório Pedagógico é um instrumento de autoavaliação centrado nos processos de ensino e aprendizagem, que apoia o cumprimento de objetivos estratégicos do Projeto Educativo, visando a melhoria contínua das práticas letivas. Legitima ainda os processos de decisão e suporta a construção dos planos de melhoria.
O presente Observatório consistirá no preenchimento de inquéritos por professores de diferentes disciplinas e alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 10.º, 11.º anos e 1º ano dos Cursos Profissionais.
A Equipa de Autoavaliação agradece a TODOS a colaboração, tanto na divulgação, como na aplicação e preenchimento dos inquéritos.
Participe!
