Oferta
Formativa

Curso Científico-
-Humanístico

Ciências e Tecnologias


O Curso de Ciências e Tecnologias pretende formar cidadãos ativos numa sociedade desenvolvida científica e tecnologicamente, mas com pensamento crítico e com valores amigos da natureza e do ambiente.

Os alunos que frequentam este curso na Leal da Câmara, além de verem garantidos os principais objetivos do curso, encontrarão uma ênfase na componente prático-laboratorial das disciplinas específicas, nomeadamente na Física e Química A e na Biologia e Geologia, que os distingue positivamente na frequência dos cursos superiores que seguem posteriormente.

O incentivo à participação em Olimpíadas relacionadas com matemática e ciências é outra das marcas da Leal, bem como o desenvolvimento de projetos que permitem a diferenciação na formação dos alunos de acordo com as suas potencialidades, as suas apetências e as suas dificuldades, tendo sempre em vista o sucesso pessoal de cada um dos seus alunos no contexto da sua formação científica, social e cívica.

Curriculo de 10.º ano

  • Formação Geral:
    • Português, Língua Estrangeira I ou II (Inglês/Francês/Alemão/Espanhol), Filosofia, Educação Física.
  • Formação Específica:
    • Opção A:
      • Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia.
    • Opção B:
      • Matemática A, Física e Química A, Geometria Descritiva A.

Experiência em laboratório + Ciência na Leal A Ciência nos intervalos da Leal

Saídas profissionais

    • Área da Saúde (Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências farmacêuticas, …);
    • Engenharias;
    • Matemática, Física, Biologia, Química, Bioquímica, Biotecnologia, …;
    • Gestão;
    • ...

Curso Científico-
-Humanístico

Ciências
Socioeconómicas


O curso de Ciências Socioeconómicas tem por finalidade promover um conjunto de saberes, que permitam ao aluno desenvolver competências de interpretação e análise dos fenómenos sociais, económicos, culturais e políticos do mundo contemporâneo.

Curriculo de 10.º ano

  • Formação Geral:
    • Português, Língua Estrangeira I ou II (Inglês/Francês/Alemão/Espanhol), Filosofia, Educação Física.
  • Formação Específica:
    • Matemática A, Economia A e Geografia A.

Instituições de ensino superior/Cursos/Saídas profissionais

  • Curso de Licenciatura de Finanças e Contabilidade, no ISCTE:
    • Empregabilidade em:
      • Área de Consultoria e Auditoria (Deloitte / KPMG / Accenture, etc.);
      • Área da Banca e Seguros (Montepio / BES / CGD / Millennium, etc.);
      • Outros Sectores.
  • Curso de Licenciatura de Gestão de Marketing, no ISCTE:
    • Empregabilidade em:
      • Área de Comunicações e Tecnologias;
      • Sector de Grande Distribuição e Retalho;
      • Outros Sectores.
    • Algumas empresas:
      • LG / PT / Sonae / Central de Cervejas.
  • Curso de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, no ISEG:
    • Empregabilidade em:
      • Banca / Seguros / Auditoria e Consultoria / Administração Pública.
  • Curso de Economia e Gestão, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa:
    • Empregabilidade em:
      • Empresas de Consultoria e Auditoria;
      • Bancos de Investimento;
      • Empresas de Grande Dimensão (com n.º de colaboradores >500).
  • Curso de Economia, na Universidade Nova de Lisboa:
    • Empregabilidade em:
      • Sectores de Consultoria / Finanças / Auditoria / Telecomunicações / Grande Consumo e Distribuição.

Curso Científico-
-Humanístico

Línguas e Humanidades

Livros sobre o Holocausto

O Curso de Línguas e Humanidades do ensino secundário, na nossa escola, tem por objetivo dotar os alunos de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem reforçar e aprofundar diversas áreas do saber, designadamente: o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas ao nível da língua portuguesa e das línguas estrangeiras, bem como aprender a interpretar o mundo atual, permitindo-lhes ainda desenvolver o seu sentido crítico e reconhecer a importância dos valores históricos, culturais, estéticos, políticos e económicos para a sua formação.

Na nossa escola, os alunos têm, igualmente, à sua espera professores motivados, incluindo os recursos necessários para que possam terminar o ensino secundário com sucesso e, assim, acederem a um leque muito alargado de cursos universitários bastante atrativos e com reconhecida empregabilidade.

Curriculo de 10.º ano

  • Formação Geral:
    • Português, Língua Estrangeira I ou II (Inglês/Francês/Alemão/Espanhol), Filosofia, Educação Física.
  • Formação Específica:
    • Opção A:
      • História A, Geografia A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
    • Opção B:
      • História A, Língua Estrangeira II ou III (Alemão ou Francês ou Espanhol), Literatura Portuguesa.
Comemoração do Dia Internacional das BE Conferência com o escritor Gonçalo M. Tavares
Representação de “Felizmente Há Luar” Biblioteca Escolar da ESLC

Saídas profissionais

No Curso de Línguas e Humanidades, os alunos poderão optar pela área do direito, ciências sociais e humanas, entre outras opções bastante interessantes e com empregabilidade.

  • Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços:
    • Ciência da Informação | Arquivística e Biblioteconomia | Ciência Política | Ciências da Comunicação e da Cultura | Ciências da Comunicação e Marketing | Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia | Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação | Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas | Comunicação Empresarial | Criminologia | Desenvolvimento Cognitivo e Reabilitação | Direito | Documentação e Arquivística | Ecoturismo | Estudos Europeus e Política Internacional | Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais | Geografia e Planeamento Regional | Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Gestão de Hotelaria e Turismo | Gestão do Lazer e Animação Turística | Gestão do Lazer e Turismo de Negócios | Jornalismo | Jornalismo e Comunicação | Marketing Turístico | Marketing, Publicidade e Relações Públicas | Mediação e Administração Imobiliária | Psicologia | Psicologia Criminal | Psicologia Social e do Trabalho | Psicopedagogia Clínica | Publicidade e Relações Públicas | Reabilitação e Inserção Social |Recursos Humanos | Relações Comerciais Internacionais | Relações Humanas e Comunicação Organizacional | Relações Internacionais |Relações Públicas e Comunicação | Solicitadoria | Solicitadoria e Administração | Técnico Superior de Justiça | Turismo | Turismo e Gestão de Empresas Turísticas | Teatro e Educação | Teatro – Interpretação e Encenação
  • Áreas de Humanidades, Secretariado e Tradução:
    • Arqueologia | Arqueologia e História | Assessoria de Administração | Assessoria de Direção | Assessoria Internacional | Estudos Ingleses e Relações Empresariais | Estudos Portugueses e Espanhóis | Estudos Portugueses e Lusófonos | Filosofia | Guia Intérprete | História | Inglês e Espanhol | Inglês e Francês | Língua Gestual Portuguesa | Línguas Aplicadas | Línguas Aplicadas ao Comércio Internacional | Línguas Estrangeiras e Relações Internacionais | Línguas para Relações Internacionais | Línguas e Relações Empresariais | Línguas e Relações Internacionais | Línguas e Tradução | Secretariado (Assessoria de Direção e Administração) | Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português
  • Ciências da Educação e da Formação:
    • Educação | Administração Educacional | História e Arqueologia

Curso Científico-
-Humanístico

Artes Visuais


O Curso de Artes Visuais pretende dotar o aluno de saberes e práticas que favoreçam o desenvolvimento das suas competências no âmbito da perceção visual, representação expressiva e rigorosa, expressão gráfica e plástica, comunicação e compreensão da obra de arte.

O aluno é incentivado a exercer a sua consciência crítica, a desenvolver a sensibilidade estética e a produzir objetos artísticos, funcionando como agente de mudança no contexto da sociedade do seu tempo.

O elenco das disciplinas contribui para uma formação global, tendo o desenho e a aptidão artística como base estruturadora de diferentes áreas de exercício profissional. A Escola aposta na qualidade desta formação, com profissionais experientes e empenhados e espaços adequados à manipulação de materiais e técnicas, tanto as tradicionais como as do foro digital. Projetos diversificados (Oficinas de Artes e Fotografia) constituem complemento de formação para os futuros profissionais. O apoio em Sala de Estudo proporciona um acompanhamento privilegiado ao aluno que o procure.

Curriculo de 10.º ano

  • Formação Geral:
    • Português, Língua Estrangeira I ou II (Inglês/Francês/Alemão/Espanhol), Filosofia, Educação Física.
  • Formação Específica:
    • Opção A:
      • Desenho A, Geometria Descritiva A, Matemática B.
    • Opção B:
      • Desenho A, Geometria Descritiva A, História da Cultura e das Artes.

Trabalhos realizados na aula de Desenho A

Principais cursos/especializações e saídas profissionais

  • Arquitetura / Urbanismo:
    • Arquiteto, Urbanista, Cenógrafo
  • Design de Equipamento/Industrial:
    • Designer em diferentes áreas (Mobiliário; Iluminação; Têxtil; Automóvel; etc.)
  • Design de Ambientes (Design de Interiores, de Iluminação, Urban Design):
    • Designer de Interiores e Iluminação / Modelador de Espaços Virtuais
  • Design Gráfico e Publicidade / Design de Comunicação / Arte Multimédia (Design Multimédia / Arte Computacional / Modelação e Animação):
    • Designer de Comunicação
    • Designer de Aplicações Multimédia/ Web Designer / Modelador Gráfico / Designer de Jogos
    • Produção artística digital (fotografia, audiovisuais, multimédia) / Produção de genéricos (cinema, televisão, internet) / Operador de Imagem / Editor de Vídeo
    • Arte-finalista (em gabinetes de design e agências de publicidade) /Especialista de Paginação e Ilustração
  • Design de Moda/Marketing de Moda / Design de Calçado:
    • Consultor de Moda e de Imagem / Estilista / Designer de Calçado
  • Escultura / Pintura:
    • Escultor / Pintor de Arte
    • Artista plástico em diferentes áreas ( Desenho Humorístico; Animação; Medalhística; Editorial; Televisão, Teatro e Cinema – produção, realização, cenografia)
  • Ciências da Arte e do Património / História de Arte:
    • Especialista em Historiografia e Crítica de Arte; Museologia; Conservação e Restauro; Programação, Gestão e Turismo Cultural / Área editorial

Curso Profissional

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Curriculo de curso

  • Formação Sociocultural:
    • Português, Inglês, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Formação Científica:
    • Matemática, Física.
  • Formação Técnica:
    • Sistemas Operativos, Arquitetura de Computadores, Redes de Comunicação, Programação de Sistemas Informáticos.
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágio):
    • Formação complementar numa empresa na área profissional do curso.

Principais cursos/especializações e saídas profissionais

  • Cursos superiores:
    • Licenciaturas/Mestrados em Ciências da Computação e Engenharia Informática.
  • Saídas Profissionais:
    • Empresas de desenvolvimento e manutenção de software;
    • Lojas de informática com serviço de apoio ao público;
    • Departamento informático de instituições públicas ou privadas.
Torneio de robôs Robô Parque de estacionamento

Síntese das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o curso:

    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de computadores isolados ou inseridos numa rede local;
    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de periféricos de computadores ou de uma rede local;
    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de estruturas e equipamentos de redes locais;
    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de sistemas operativos de clientes e de servidores;
    • Implementar e efetuar a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos;
    • Instalar, configurar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas;
    • Efetuar a análise de sistemas de informação; Conceber algoritmos através da divisão dos problemas em componentes;
    • Desenvolver, distribuir, instalar e efetuar a manutenção de aplicações informáticas, utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais;
    • Conceber, implementar e efetuar a manutenção de bases de dados;
    • Manipular dados retirados de bases de dados; Instalar, configurar e efetuar a manutenção de servidores para a Internet;
    • Planificar, executar e efetuar a manutenção de páginas e sítios na Internet;
    • Utilizar soluções baseadas em Arquitectura Client/Server;
    • Desenvolver, instalar e efetuar a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias web.

Curso Profissional

Técnico de Electrónica e Automação de Computadores

Curriculo de curso:

  • Formação Sociocultural:
    • Português, Inglês, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Formação Científica:
    • Matemática, Física.
  • Formação Técnica:
    • Tecnologias Aplicadas, Sistemas Digitais, Eletricidade e Eletrónica, Automação e Computadores.
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágio):
    • Formação complementar numa empresa na área profissional do curso.

Principais cursos/especializações e saídas profissionais

  • Cursos superiores:
    • No final do curso profissional pode candidatar-se ao ensino superior por dois processos diferentes. Realizando o exame nacional de Português e os exames das disciplinas específicas do curso para o qual pretende candidatar-se ou, em alternativa, frequentar um curso de especialização tecnológica (CET) que permite, após a sua conclusão, candidatar-se ao estabelecimento de ensino superior com o qual a instituição de formação tem acordo para prosseguimento de estudos.
  • Saídas Profissionais:
    • O técnico de eletrónica, automação e computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

Síntese das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o curso:

    • Interpretar e reparar pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção;
    • Projetar, instalar e operar sistemas de automação por autómatos programáveis de pequena e média complexidade;
    • Programar algoritmos de controlo para autómatos programáveis;
    • Efetuar a instalação de computadores e periféricos, estabelecendo as configurações possíveis do hardware;
    • Proceder à deteção e reparação de avarias típicas em módulos e componentes do computador e periféricos;
    • Aplicar testes e procedimentos adequados no processo de reparação e de substituição de módulos avariados;
    • Reparar placas de microcomputadores, monitores e periféricos mais usuais, com recurso a equipamento de teste básico e software de diagnóstico;
    • Reconfigurar os sistemas informáticos, a nível de hardware e de sistema operativo, adaptando-os às necessidades da empresa.

Curso Profissional

Técnico de Apoio à Gestão Desportiva

Caminhada

Curriculo de curso

  • Formação Sociocultural:
    • Português, Inglês, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Formação Científica:
    • Matemática, Psicologia.
  • Formação Técnica:
    • Estudo do Movimento, Prática de Atividades Desportivas, Organização e Gestão do Desporto, Gestão e Programação de Projetos de Desporto, Gestão de Instalações Desportivas.
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágio):
    • Formação complementar numa empresa na área profissional do curso.

Principais cursos/especializações e saídas profissionais

  • Cursos superiores:
    • Faculdade de Motricidade Humana: Curso Gestão do Desporto e Ciências do Desporto;
    • Escola Superior de Rio Maior: Gestão das Organizações Desportivas, Treino Desportivo e Desporto Condição Física e Saúde.
  • Saídas Profissionais:
    • O Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, depois de terminado o respectivo Curso Profissional com aproveitamento, é o profissional qualificado que, de uma forma autónoma ou integrado numa equipa:
      • Colabora na gestão e manutenção de instalações e de equipamentos desportivos;
      • Participa na conceção, desenvolvimento e avaliação de programas, atividades e eventos desportivos em diversos contextos organizacionais;
    • O carácter abrangente e a forte componente técnica do atual plano de estudos permitem a formação de profissionais versáteis, passíveis de se enquadrarem num leque variado de perfis profissionais, entre os quais:
      • Administração Pública central e local;
      • Setor Privado não Lucrativo, como por exemplo clubes e associações;
      • Setor Privado Lucrativo, como por exemplo empresas de atividades desportivas.
Canoagem Surf
Pontuação num jogo de Voleibol Jogo de Voleibol

Síntese das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o curso:

    • Organizar e planear atividades e eventos desportivos tendo em conta a estratégia e a política comercial da organização, o público-alvo e o mercado;
    • Organizar e desenvolver atividades e eventos desportivos, utilizando os equipamentos, os espaços e as instalações adequadas, de acordo com a estratégia e a política comercial da organização e as necessidades e as motivações dos clientes;
    • Organizar e coordenar a manutenção dos equipamentos, dos espaços e das instalações desportivas;
    • Atender a reclamações e sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas;
    • Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.

Curso Profissional

Técnico de Multimédia

Projeto de MUPI

Curriculo de curso

  • Formação Sociocultural:
    • Português, Inglês, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Formação Científica:
    • Matemática, Física, História da Cultura e das Artes.
  • Formação Técnica:
    • Técnicas Multimédia, Design, Comunicação e Audiovisuais, Sistemas de Informação, Projeto e Produção Multimédia.
  • Formação em Contexto de Trabalho (Estágio):
    • Formação complementar numa empresa na área profissional do curso.

Principais cursos/especializações e saídas profissionais

  • Cursos superiores:
    • Todos os relacionados com a área.
  • Saídas Profissionais:
    • No final do curso o aluno é reconhecido como técnico multimédia. Pode trabalhar em gabinetes de Design, Produtoras Multimédia como a televisão, integrar equipas multidisciplinares de multimédia, agencias de Publicidade, gabinetes de Marketing e imagem (existentes actualmente na maioria das empresas).
  • Referenciais de Emprego:
    • As profissões integradas neste setor podem ser exercidas por conta própria, em regime de trabalho independente ou de tele-trabalho, ou em diferentes estruturas, nomeadamente em gabinetes ou ateliers de arquitectura e design gráfico ou de empresas gráficas, de comunicação audiovisual, de publicidade, ou de produção e manutenção de páginas para a Web, bem como em produtoras de vídeo/televisão ou órgãos de comunicação social.

Trabalho realizado por um aluno

Síntese das atividades desenvolvidas pelos alunos durante o curso:

    • Conceber/Desenvolver produtos multimédia interactivos;
    • Conceber e executar ecrãs em 2D e 3D utilizando ferramentas informáticas;
    • Digitalizar, captar, tratar e integrar sons, textos, imagens fixas e vídeos nos ecrãs produzidos utilizando programas informáticos especificos;
    • Integrar produtos multimédia previamente concebidos;
    • Editar conteúdos com vista á criação de soluções de comunicação (informativas e lúdicas);
    • Programar aplicações multimédia;
    • Animar objectos para aplicações multimédia.