Passar para o Conteúdo Principal

Educação Pré-escolar

Blogue

 

Consulte o blogue “ lugar de partilha 2” que espelha o trabalho desenvolvido numa das salas do jardim de infância do Agrupamento.

 

 

Desafio Filosófico

 

O Jardim de Infância nº2 de Rio de Mouro trabalhou a atividade Desafio Filosófico com algumas turmas do 1º ciclo e uma turma do 3º ciclo.
Falámos algumas vezes da Utopia, nas salas, relacionando-a com o sonho, a imaginação, o pensamento e o desejo.
Preparou-se um powerpoint que foi apresentado a outras turmas de forma breve e acentuando apenas as ideias principais do texto.
As crianças confecionaram coroas coloridas nas quais estava escrita a palavra UTOPIA que colocaram nas suas cabeças para receberem as turmas do 1º e 3º ciclos. Após as apresentações do powerpoint, os alunos formavam pequenos grupos e construiam uma ilustração sobre o tema.

 

 

MURO DOS DESEJOS

 

O Jardim de Infância Serra das Minas neste mês de dezembro lançou às famílias a seguinte questão: Conseguimos comprar a FELICIDADE?
O muro que está em ruínas foi reconstruído com frases e textos alusivos à questão proposta.

muro dos desejos1 muro dos desejos 2 muro dos desejos 3

 

 

CORES MÁGICAS

 

No dia 10 de março os alunos do 12º ano da disciplina de Química proporcionaram aos alunos do jardim de infância da Serra das Minas nº2 uma sessão experimental de luzes e cores, criando na biblioteca escurecida um espaço mágico graças a luzes artificiais - a luz branca, a luz negra, a luz laser e outras três que juntas mostram as cores secundárias. Nesta sessão as crianças tiveram oportunidade de observar a modificação da realidade através da luz artificial e estabelecer relações com os objetos segundo as suas características.

IMG 0986 IMG 0996 IMG 0998

 

 

Dia de Reis no JI da Serra das Minas nº2

 

O que é o Bolo-Rei? Partindo da questão colocada por um dos alunos da sala 3 fomos à descoberta. Lemos livros, vimos filmes e ouvimos canções sobre os Reis Magos e descobrimos a lenda do Bolo-Rei num conto de Maria Alberta Menéres, em “O livro do Natal”, onde explica a tradição tão portuguesa de comer bolo-rei durante as festividades natalícias.
As crianças fizeram bolos-rei em material reciclado para oferecer aos pais com a lenda do bolo-rei."

1 2

 

 

Ateliers de Natal no JI nº 2 de RM

 

E assim que chega o Natal, já vem sendo hábito os pais participarem nos ateliers de Natal, vindo às salas do Jardim de Infância para confecionarem, em conjunto com os filhos, algumas decorações para a nossa árvore de Natal.

IMG 4210a  IMG 4217a IMG 4236a IMG 4243a

 

 

A Fernanda Botelho visita a EB nº 2 de Rio de Mouro

 

Nos dias 1 e 3 de dezembro a Fernanda Botelho esteve na EB nº2 de Rio de Mouro. No dia 1 com o 1º Ciclo e no dia 3 com os meninos do Jardim de Infância. Explorou connosco os seus livros, fez propostas de trabalho na área da expressão plástica, visitou o nosso jardim de ervas aromáticas e falou imensas coisas sobre as propriedades das plantas. Depois realizou-se um workshop, no qual participaram pessoas da comunidade educativa. Aproveitou-se esse momento para recolhermos alguma informação preciosa sobre as aplicações das plantas na comida, cosmética e saúde."

IMG 1 IMG 2 IMG 3

 

 

 

 

Horta Pedagógica no Jardim de Infância nº 1 de Rio de Mouro

 

Após a leitura do livro “Jaime e as bolotas” escrito por Tim Bowley e Inés Vílpi, a sala 1 fez o registo da história em desenho.
Depois os meninos semearam quatro bolotas, e demos início à nossa horta pedagógica.

1 p 2 p 3 p 4 p

 

 

EB Nº2 Jardim de Infância Serra das Minas

 

Os alunos do jardim de infância da Serra das Minas da sala 4 descobriram um jogo que estava na sala e queriam saber o que era e como se jogava - o Tangram.
O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por sete peças. Com essas peças podemos formar várias figuras como plantas, animais e pessoas. É utilizado para o estudo da geometria.
Regras do Tangram:
- Usar todas as peças para formar figuras.
- Colocar as peças deitadas e juntas.
- Não pode deixar uma peça em cima da outra.
As crianças fizeram o seu tangram, formaram figuras que colaram no caderno e ainda criaram uma história.

1 2 3

 

 

Participação do JI da Serra das Minas nº 2 no projeto para comemoração da Prevenção dos Maus Tratos na Infância promovido pela CPCJ

 

"É preciso toda uma aldeia para educar uma criança"?

A Comunidade Educativa como um conjunto de pessoas e instituições que se aliam para desenvolver um projeto focalizado na aprendizagem da cidadania activa, criativa, crítica e responsável, onde os valores e princípios éticos e sociais assentem na defesa dos direitos e deveres individuais e colectivos: o respeito ( por si próprio e pelo outro), a liberdade, a tolerância, o diálogo, a igualdade, a responsabilidade, a cooperação, a solidariedade.

1 2 3
4 5 6

 

 

Projeto da "Estrada"

 

projeto estradaO projeto da estrada surgiu por iniciativa das crianças do Jardim de Infância nº 2 de Rio de Mouro, através da observação de uma obra do artista plástico austríaco “Friedrich Hundertwasser”.
O projeto contribuiu para:
- o desenvolvimento da linguagem;
- o desenvolvimento do pensamento crítico;
- a consolidação das regras de conversação em grupo;
- a valorização dos conhecimentos que as crianças trazem de casa;
- o desenvolvimento da lateralidade;
- o conhecimento das figuras geométricas;
- a aquisição de conhecimentos;
- o desenvolvimento da motricidade fina;
- o desenvolvimento de técnicas de expressão plástica.

 

EB n.º2 Jardim de Infância Serra das Minas

 

As crianças do Jardim de Infância da Serra das Minas assistiram e participaram na dramatização da história “Nadadorzinho”, narrada pelas animadoras do Centro Lúdico de Massamá.
Foi muito divertido.
Na sala recontaram e trabalharam a história.
Desenvolveram ainda outras atividades ligadas ao tema:“O Fundo do Mar” participando nas diversas propostas com interesse e empenho.

1 2 3
4 5 6

 

EB Nº2 JARDIM DE INFÂNCIA SERRA DAS MINAS

OS 4 ELEMENTOS DA NATUREZA

Na área do conhecimento do mundo demos início ao projeto os 4 elementos da natureza – a água, o ar, o fogo, a terra, teve como objetivo principal, estimular a curiosidade pelo mundo natural. Durante as atividades o grupo de crianças dos 4 aos 6 aos de idade conviveram com o outro e com a natureza, desenvolveram o espírito investigativo, descobriram, experimentaram e ampliaram os seus conhecimentos científicos, e ainda se divertiram com as experiências propostas.
Atividades desenvolvidas: Termodinâmica; Ar ocupa espaço; flutua/não flutua, terra/ lama.

1 Termodinâmica: Balão cheio de ar rebenta quando colocado perto de uma chama (vela), balão cheio de ar e com água colocado perto de uma fonte de aquecimento (vela) não rebenta. As crianças observaram que o ar ocupa espaço quando este entra no balão e enche-o.
2 Flutua/não flutua: O gelo é água em estado sólido e quando colocado em dois líquidos diferentes reage de forma diferente, o gelo na água flutua e dissolve-se lentamente, no álcool o gelo afunda e dissolve-se rapidamente.
3 Terra/ lama: A lama forma-se quando se junta água e terra e, quando estes elementos estão juntos num frasco verifica-se que se separam, ficando a terra no fundo e a flutuar pequeninas folhas, pauzinhos …
4 Pintura com terra:Na área de expressão plástica as crianças experimentaram uma técnica diferente de pintura. Pintar com terra. Misturou-se num copo água, terra e cola branca.

 

JARDIM DE INFÂNCIA Nº2 DA SERRA DAS MINAS

 

No dia 15 de janeiro a professora Olívia, do Conservatório de Música de Sintra, veio à nossa sala ensinar-nos algumas canções. Gostámos muito da canção dos sininhos e agora andamos sempre a cantá-la. Cantámos as notas musicais e também as tocámos com o metalofone. No fim aprendemos uma dança que era engraçada e já a repetimos no ginásio.
Foi uma manhã divertida.

PC 1 p PC 2 p
PC 4 p PC 5 p

 

 

 

Visita ao conservatório de Música de Sintra

 

No dia 23 de outubro o grupo de crianças do Jardim de Infância da EB Rinchoa 2 foi visitar o Conservatório de Música de Sintra.
As crianças tiveram a possibilidade de experimentar vários instrumentos musicais, aprendendo em simultâneo a canção Hani Kuni, ensinada pela professora Olívia.
Durante esta visita as crianças tiveram ainda oportunidade de explorar alguns conceitos musicais como a harmonia, e o ritmo.
No seguimento desta visita, foram desenvolvidas várias atividades na sala, como a construção de alguns instrumentos musicais, que pudemos depois experimentar nas canções que já conhecíamos assim como na que aprendemos no Conservatório de Música de Sintra. Fizemos ainda vários jogos musicais onde exploramos diferentes ritmos, a altura e a harmonia.

1 2

 

 

Visita do jardim de Infância nº 2 de Rio de Mouro ao Pavilhão do Conhecimento

 

Os meninos do Jardim de Infância nº 2 de Rio de Mouro foram ao Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, no dia 13 de janeiro. Puderam brincar na “Casa Inacabada” e experimentar todos os equipamentos da Exposição “Vê, faz e aprende”. Experimentaram roldanas, gruas, fazer subir balões de ar quente, andar em carros de rodas quadradas…um nunca acabar de experiencias novas.

PC 1 p PC 2 p PC 3 p
PC 4 p PC 5 p PC 6 p