Passar para o Conteúdo Principal
BE BE/CRE Definição e objetivos

 

BE/CRE


altA biblioteca é o ponto de partida e de chegada, de inúmeras viagens através do imaginário. Quando se entra numa biblioteca nunca se sai igual. Lá dentro está o mundo todo. Quando se vê o mundo todo fica-se sempre diferente.
 

 

Definição

A BE/CRE constitui um espaço pedagógico da Escola que visa facultar aos alunos e professores e à comunidade escolar e local, o acesso à informação, educação, cultura e lazer, disponibilizando recursos humanos, documentos de diferentes tipos e suportes, equipamentos, um conjunto de serviços e actividades adequadas ao perfil e necessidades dos seus utilizadores.

Objetivos

A BE/CRE desenvolve a sua atividade no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado com o Programa da Rede das Bibliotecas Escolares e em coerência com o Projeto Educativo de Escola e as orientações definidas pelos órgãos de Gestão da Escola, estabelecendo como prioritários os seguintes objetivos:

  1. Dotar a Escola de equipamentos e de um fundo documental diversificado e atualizado, capaz de responder às necessidades e interesses dos seus utilizadores e de atenuar as desigualdades no acesso à informação e cultura;
  2. Promover a plena utilização dos equipamentos e recursos existentes, apoiando docentes e discentes na execução de trabalhos e projetos de âmbito curricular e de desenvolvimento curricular;
  3. Dinamizar atividades e construir materiais que favoreçam o desenvolvimento, pelos alunos, de competências de avaliação, tratamento, produção e comunicação de informação, em diferentes suportes, capazes de lhes permitir trabalhar de forma autónoma e colaborativa;
  4. Desenvolver atividades de complemento curricular que estimulem, nos alunos, o hábito e o prazer da leitura e da utilização de bibliotecas, o interesse pelas ciências, pelas artes e cultura, fomentando o desejo de aprender e a ocupação criativa dos tempos livres;
  5. Colaborar com os docentes na planificação, implementação e avaliação de situações de aprendizagem diversificadas que visem o desenvolvimento das competências definidas para o ensino secundário;
  6. Apoiar estratégias de ligação da escola à comunidade e estabelecimento de parcerias com outras instituições.