Educação para a Cidadania

 

Educação para a Cidadania

 

Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse
Fiel à perfeição do universo
Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo. A escola constitui um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimensões da educação para a cidadania, tais como: educação para os direitos humanos; educação ambiental/desenvolvimento sustentável; educação rodoviária; educação financeira; educação do consumidor; educação para o empreendedorismo; educação para a igualdade de género; educação intercultural; educação para o desenvolvimento; educação para a defesa e a segurança/educação para a paz; voluntariado; educação para os media; dimensão europeia da educação; educação para a saúde e a sexualidade.

De acordo com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento faz parte das componentes do currículo nacional e, por decisão do Conselho Pedagógico, está a ser desenvolvida nas escolas do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara (AELC) segundo três abordagens complementares:
a) natureza transdisciplinar na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico;
b) disciplina autónoma no 2.º e no 3.º ciclos do ensino básico, com funcionamento semestral;
c) componente do currículo desenvolvida transversalmente com o contributo de todas as disciplinas e componentes de formação no ensino secundário.

Consulte a Estratégia de Educação para a Cidadania do AELC

Consulte o banco de recursos para os diferentes projetos a desenvolver no âmbito da educação para a cidadania:

https://bibliotecaeslc.wixsite.com/cidadania